Praia de Lavadores
O que podemos encontrar?
Nesta parte vamos abordar algumas das formas que o granito de Lavadores adquire devido à ação da meteorização e da erosão por parte de agentes erosivos como, por exemplo, a água.
praia das pedras amarelas
É uma praia muito popular no norte pela beleza da tonalidade das suas pedras que contêm uma coloração amarelada. Estas pedras recebem a designação de amarelas pois possuem uma patine negra amarelada enquanto que as rochas que se encontram a norte destas possuem uma patine rosa avermelhada.
Marmitas litorais
As marmitas são estruturas que geralmente são depressões com um formato redondo elíptico e podem aparecer isoladas ou em grupo. Estas formam-se a partir da erosão de materiais no seu interior, acabando por meteorizar o granito. Com o tempo, estas depressões vão-se aprofundando e alargando cada vez mais, podendo muitas vezes coalescerem uns com os outros e formar canais progressivamente mais profundos, constituindo canais de escoamento das águas.
bloco pedunculado
O bloco pedunculado forma-se pela meteorização e erosão causadas pela água do mar que é muito intensa e violenta. Deste modo a erosão vai desgastando a base desta estrutura o que acaba por originar este contraste entre a base e o topo o que para alguns pode lembrar a imagem de um cogumelo. Com o passar do tempo estas rochas acabam por se fraturar.
Disjunção Esferoidal
Este fenómeno conhecido como disjunção esferoidal acontece nas camadas externas das rochas que devido aos processos de meteorização e erosão ganha esta forma peculiar parecida a uma "casca de cebola" que ao longo do tempo vai perdendo camadas concêntricas podendo formar blocos graníticos de menor dimensão.
Filão
Os filões são corpos magmáticos, resultam do preenchimento de fraturas existentes nas rochas. Apresentam-se com pouca espessura em relação ao seu comprimento e, dispõem-se de vários modos relativamente aos estratos. Segundo o princípio da interseção, quando um estrato é intersetado por uma estrutura geológica, como, por exemplo, um filão, a estrutura que interseta é mais recente do que a que é intersetada. Este princípio aplica-se a estratos (e outras estruturas geológicas como falhas, intrusões magmáticas e muitos outros).
encraves
Os encraves forma-se a partir de arrefecimento de dois magmas com composições diferentes que entram em contacto mas nunca se misturam, temos como exemplo simbólico do dia a dia, o azeite e água. Assim, é possível distinguir os encraves no meio dos tons escuros da própria rocha. Segundo o principio da inclusão, a rocha que inclui outra é mais recente do que aquela que é incluída que é o exemplo dos encraves.
Pedra moura
A Pedra Moura é constituída maioritariamente por granito e tem uma cor predominante de cinza claro e consiste na sobreposição de uma rocha granítica sobre uma outra rocha do mesmo material. A Pedra Moura é um local popular para escalada. Além disso, é um local turístico popular para caminhadas e apreciação da paisagem, devido à vista panorâmica que oferece sobre o oceano e das praias próximas. No entanto serve também de exemplo de um bloco granítico com uma fracturação evidente, isto é, basta apenas um empurrão para que a pedra de cima role e caia no mar.
Sabias que… | Lenda da pedra moura
Diz a lenda, contada pelo os locais, que há milhares de anos havia uma rapariga a quem tinha sido lançada uma maldição. Para se libertar dela teria que transportar, desde o fundo do mar, uma serie de rochas empilhadas na sua cabeça até ao areal da praia. No entanto, o mar dificultava a sua vida pois de tempo em tempo arrastava essas mesmas rochas para o seu fundo. Mas por outro lado a rapariga acaba por conseguir carregar uma rocha de tão grandes dimensões que permanece na praia até aos dias de hoje, esta rocha é chamada de pedra moura. Alguns dos habitantes acreditam que um dia a rapariga irá renascer para retirar um tesouro que a mesma deixou debaixo dessa rocha.